“Não creia
em perfeito
seu feito
é seu jeito”*
Esse poema poderia facilmente ser uma síntese da segundaPRETA. As coisas por aqui tem um jeito, tem um tempo, tem pessoas. Não tem perfeição tampouco essa pretensão.
Passamos por um período duro, difícil, e a única fagulha era mesmo acreditar nos encontros possíveis. E assim fizemos. Acreditamos e trabalhamos na certeza de viver esse hoje aqui, com ela.
Há no encontro entre o corpo e a palavra dela uma espécie de alquimia. Som do instrumento primeiro, voz entalada, embalada, poesia falada. Nome lançado muitas vezes aqui, há muito tempo. Mas para homenageá-la não podia ser pela tela, aquela janela. Era preciso mais, era preciso melhor. Era preciso corpo e palavra. Pelada, falada, bem bolada, articulada. Ou era nada.
É que as coisas por aqui tem um jeito. E o jeito dela é também um jeito nosso. A gente não sabe viver longe demais, e por isso agradecemos o fato de Nova Lima estar logo ali depois daquela serra. É Interiorana nosso afeto bonito! Com ela a gente criou e mantém esse elo interior. Ela é presença constante desde muito tempo, dona das palavras fecundas, terreno fértil dos encontros. É alguém que a gente quer encontrar na força da presença, no calor dos corpos juntos. Ela é tão importante para nós quanto acreditamos ser para ela.
Em nossa 12ª temporada temos junto de nós a grandeza de Nívea Sabino!
Nossa colheita forte, Nívea está viva! É tempo de celebrar porque Nívea é, e talvez só isso basta.
É nela, essa poesia cotidiana, que lançamos nossa emoção genuína, nossa alegria funda dos encontros dessa temporada. É com ela e por ela que estamos de volta e permaneceremos aqui.
Nívea nos ensina todo dia que bom mesmo é ir.
Vão mais!
“Quero ser
pra quem
me serve
No mais
serei breve”*
*Nívea Sabino
Grazi Medrado é Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas e formação em Tecnologia de Eventos.
Atua em articulação de programas, projetos e políticas culturais, gestão analítica e assessoria estratégica. Diretora criativa, curadora, programadora de eventos, consultora de projetos e pesquisas com recorte étnico-racial, analista de projetos culturais e júri.
Participou a implementação da Lei Federal Aldir Blanc (LAB) em BH e do Conselho Municipal de Cultura de BH como titular na gestão 2020-2022. Foi membra do júri do 24º FestCurtasBH, do 7º Prêmio BDMG Cultural e FCS de Estímulo ao Curtametragem de Baixo Orçamento. Fez curadoria e programação do 10º Festival de Arte Negra – FAN-BH.
Idealizou, assessorou e colaborou com trabalhos de teatro, cinema, música, dança, arte urbana e performance.
Participa da articulação da segundaPRETA desde 2017, é co-autora e produtora do espetáculo “violento.”, e co-dirigiu o filme de mesmo nome através do Projeto Desmontagem do Sesc Pompéia (SP).
Cria e facilita pontes, conecta interesses, ideias, pessoas, projetos, criações e políticas.