Artistas independentes
SINOPSE
O que é o afeto negro? Pouquíssimas vezes homens e mulheres negras puderam pensar e exprimir suas afetividades. Houve uma época em que casais negros poderiam ser presos por atentado ao pudor simplesmente por demonstrar carinho e amor em público. Beijar, tocar, abraçar, acolher nunca foram ações que negr@s puderam e aprenderam a fazer publicamente uns com os outros. “Reaja a violência racial: dê AFETO à sua/seu preta/preto em praça pública”.
FICHA TÉCNICA
Duração: 1h
Indicação etária: Livre
UNHA POSTIÇA
Coletivo Tropeço
SINOPSE
Ela em seu equilíbrio precário caminha com um saco de laranjas. Ela, o saco de laranjas, um tanto de fragmentos de memórias e a possibilidade de fabular sua própria história.
FICHA TÉCNICA
Realização: Coletivo Tropeço
Concepção: Anderson Feliciano
Atuação: Soraya Martins
Duração: 20 min
Indicação etária: 12 anos
AQUELA MULHER
Zora Santos e Ricardo Aleixo
SINOPSE
Concebida como um exercício de investigação cênica que explora os limites da relação entre voz, texto, gesto e movimento, a performance intermídia AQUELA MULHER inaugura um novo momento criativo da atriz Zora Santos. Sob a direção de Ricardo Aleixo, autor, também, do texto e da trilha sonora executada em tempo real, Zora traz ao palco as muitas faces da mulher que ela, arquetipicamente, carrega dentro de si.
FICHA TÉCNICA
Atuação: Zora Santos
Texto, direção e trilha sonora: Ricardo Aleixo
Duração: 20 minutos
Indicação etária: 16 anos
PANTERA
Rauta
SINOPSE
PANTERA se mistura em dramaturgias contemporâneas com escritas periféricas, que estão ligadas a inquietações de pensamentos sobre o corpo negro performance!
O corpo negro já é político por si só!?
Rauta leva rascunhos de falas não ditas, o corpo em processo aprumado, sabedoria, tristezas inventadas do que poderia acontecer com todas, pede licença as musas inspiradoras por ab(usar) de algumas palavras. Há seres que nascem personagens, outras fodas. Talvez isso seja mais uma coisa inventada. O que seria de nós sem as invenções!? O Teatro Negro existe. Clássica, elegância, amor e tesão… Francisca e o seu relato do nascimento. A mulher negra que desfaz o objeto corpo; PANTERA é o animal que ela transformou-se.
FICHA TÉCNICA
Concepção: Rauta
Participação especial: Demétrio Alves
Figurino: Rauta e Zora Santos
Audio visual : Cooperinte
Luz: Preto Amparo
Duração: 25 min
Indicação etária: 14 anos
:: Das maneiras de percorrer as superfícies e almejar suas profundezas – por Mário Rosa