ENTRE-TEMPORADA #9

cinemaPRETO comentado
Realizado no dia 21 de fevereiro de 2022

Tudo que é apertado rasga (2019)
Direção: Fabio Rodrigues Filho
Duração: 28min

Exibição e bate-papo com Fabio Rodrigues Filho – diretor do filme,  Alessandra Brito e Rainy Campos – integrantes da segundaPRETA.

Aqui.

SINOPSE
Na tentativa de forjar uma ferramenta capaz de operar o corte por justiça, este filme retoma e intervém em imagens de arquivo, reestudando parte da cinematografia nacional à luz da presença e agência do ator e da atriz negra.


Fabio Rodrigues Filho Atua na crítica, programação e design para cinema. Mestre em Comunicação Social da UFMG, graduou-se na mesma área na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB). É membro dos grupos Áfricas nas Artes (Cahl/UFRB) e Poéticas da Experiência (UFMG). Realizador dos filmes ensaio “Tudo que é apertado rasga” (2019) e Não vim ao mundo para ser pedra (2021). Compôs a comissão de seleção de festivais, mostras e laboratórios de filmes. Cineclubista, coordenou o Cineclube Mário Gusmão, participou do Cine Tela Preta e Cinema em Vizinhança. Trabalha como cartazista, realizando pôster de alguns curtas-metragens e mostras. Escreve para o blog pessoal Tocar o Cinema.

Alessandra Brito é jornalista graduada pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), Mestra em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e militante junto à segundaPRETA.

Rainy Campos é artista-criadora-docente-pesquisadora. É bacharela e graduada em teatro pela UFMG. Integra a Cia. Bando, o Bloco Magnólia e o movimento segundaPRETA. Atualmente é docente no curso técnico de teatro das escolas CICALT e CEFART, situadas em Belo Horizonte. Em 2021 realizou o trabalho audiovisual “FIANDEIRA”. Atua nos espetáculos “Abena”, “Black Boulevard ou Tudo Preto de Novo ou O Ensaio Geral…”, “RIOADENTRO”, “O Grito do Outro – O Grito Meu” e na certa curta “Elas Também Usam Blacktie”.