Conversa sobre a homenageada: Reverberações de afetos, memórias e ancestralidade

Na Conversa sobre a homenageada: Reverberações de afetos, memórias e ancestralidade vamos receber as artistas Janaina Barros, Ana Elisa Gonçalves e Mariana Martins e a mediação do encontro será feita por Priscila Rezende.
.
Ana Elisa Gonçalves
Artista multidisciplinar e mineira de Belo Horizonte, tem formação em Artes Visuais e Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais. Paralelamente, tem uma formação dada pelo movimento Hip Hop, por manifestações de ocupação cultural do espaço urbano e por culturas brincantes de roda da Arte Popular Brasileira. Essas vivências influenciam diretamente seu trabalho, construído por tensões que estabelece entre o corpo-voz, a materialidade e o território. Transita entre as linguagens da performance, pintura e artes cênicas.
.
Mariana Martins
Artista visual, poeta e arte educadora graduada em Artes Visuais na UFMG, com pós graduação em Produção Cultural na UNA. Participou de exposições coletivas como “Ainda me restam os olhos” (Viaduto das Artes, 2019), “Quis tudo: o que me dilacera, o que me contém, o que era meu” (Casa Camelo, 2012) e 12º Salão Nacional de Artes de Itajaí, em Itajaí, Santa Catarina, entre outras.
.
Janaina Barros
Artista visual, pesquisadora e professora na Escola de Belas Artes da UFMG. Pós-doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (PGEHA-USP). Mestre em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA-UNESP). Especialista em Linguagens Visuais pela Faculdade Santa Marcelina (FASM). Graduação em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista (IA-UNESP). Possui publicações sobre o debate de autoria negra, gênero e epistemologias na arte brasileira contemporânea.